Interferências
12V de Bobina
Os 12V para a ignição normalmente são controlados por uma chave no painel de comando. Isso não é recomendável, já que os cabos que fornecem 12V à bobina ou ignição do motor produzem uma interferência que pode afetar a medição ou produzir cortes de comunicação no cabo USB.
As interferências dos cabos que transportam a corrente pulsante da bobina são maiores quanto mais longos forem estes cabos. Além disso, esses cabos têm que ser grossos, já que transportam uma corrente elevada.
É necessário eliminar esses cabos, pois são trechos longos e, além disso, passam muito perto do PC e dos cabos de sinal.
A melhor forma de reduzir a interferência gerada é montando a bateria perto do painel onde estará a bobina e ignição do motor. Dessa forma, os cabos estarão mais próximos.
Para poder comutar a ignição a partir do painel de comando, deverá ser instalado um relé automotivo no painel próximo ao motor. A chave de ignição que comanda esse relé pode ser de baixa amperagem e a instalação pode ser feita com cabos finos, já que só transporta a corrente da bobina do relé.
PROPAGAÇÃO SEM FIO
As interferências eletromagnéticas se propagam através do ar. Sua intensidade diminui com a distância.
Alta tensão para velas
Os cabos de alta tensão de vela também produzem uma interferência eletromagnética. Neste caso, a solução é evitar utilizar cabos de cobre e utilizar sempre cabos de vela supressores de interferência
(EMI supression
).
Comutação de motores e válvulas
Os motores trifásicos, válvulas solenoides e outras cargas indutivas produzem um pico de corrente durante a comutação de ligamento ou desligamento. Essa corrente, ao circular pelos cabos que vão até a carga, que pode ser um motor, uma bomba ou uma eletroválvula, pode gerar interferências eletromagnéticas ou até mesmo causar problemas na linha elétrica da sala.
Essas interferências podem inclusive vir de motores que estão em outros lugares da sala, como por exemplo, o arranque de um compressor de ar que se encontra em outra parte da oficina. Se a fiação do PC e do sistema compartilham trechos com outras cargas, pode haver um efeito na medição. Tudo depende da instalação, como por exemplo, da seção de cabos da oficina.
PROPAGAÇÃO PELA REDE ELÉTRICA
As interferências por condução se propagam pelos cabos. Podem afetar grandes distâncias, dependendo da instalação elétrica.
Para evitar as interferências na rede elétrica, leve em conta o seguinte:
- Afastar os cabos de medição do sistema e USB dos cabos da rede elétrica que fornecem corrente a bombas, motores ou eletroválvulas.
- Em caso de interferência de algum elemento mais afastado, pode ser devido a uma má rede elétrica. Nesse caso, provavelmente deva levar uma linha de alimentação exclusiva para PC e sistema de aquisição.
- Recomendamos ter uma haste de aterramento exclusiva para o sistema e o PC.