Ir para o conteúdo

Central Atmosférica Kayros

Painel Frontal

Em equipamentos com central meteorológica interna, não será necessário conectar uma central externa, já que as medições de temperatura, umidade e pressão barométrica são lidas no mesmo gabinete.

Em equipamentos que não possuem central interna, poderá ser incorporada uma central meteorológica externa.

A central atmosférica Kayros requer apenas a conexão de uma alimentação externa de 5V que pode vir de uma fonte USB ou de um computador.

A transmissão dos dados para a interface é realizada de maneira sem fio, portanto não será necessário conectar a central atmosférica ao PC.

Localização

Central Atmosférica Interna

No caso de ter adquirido o sistema Accudyno com central atmosférica incorporada, estas recomendações se aplicam à montagem do gabinete da interface de aquisição, que é onde se realiza a medição atmosférica.

A central meteorológica deve ser montada em um local ventilado dentro da mesma cabine onde está o veículo ou motor a ser testado.

  • Deveria ter ventilação forçada, e pode ser o mesmo ventilador que resfria o motor.
  • Não deve estar perto de fontes de calor como cano de escape ou exposta ao sol ou aquecedores, pois fará medir uma temperatura elevada.
  • Não deveria estar montada em cantos úmidos, pois afetará a medição de umidade.
  • Não montar a central em paredes úmidas, pois transferirá o frio e umidade da parede para a medição. No caso de montar sobre paredes úmidas, utilizar uma separação de plástico como PVC ou poliestireno expandido (isopor) ou espuma de polietileno.

Entrada manual dos dados climáticos

Se você não possui central atmosférica, poderá inserir os dados climáticos manualmente no software Accudyno. Lembre-se de atualizar estes dados várias vezes ao dia para uma maior exatidão da correção climática.

PRESSÃO ABSOLUTA

O sistema Accudyno normalmente requer a entrada da pressão atmosférica absoluta. Tenha em mente que alguns Apps indicam a pressão atmosférica Relativa, não a absoluta. Recomenda-se buscar um App ou site que funcione com a pressão absoluta. Se você está localizado a baixa altura sobre o nível do mar, não haverá diferenças entre absoluta ou relativa, mas se você está localizado a uma altura elevada sobre o nível do mar, a pressão absoluta tende a diminuir com a altura, enquanto que a pressão relativa compensa essa altura. Isto é, por exemplo, a 500m sobre o nível do mar, a pressão absoluta normal será de cerca de 950 hPa, enquanto que a pressão relativa normal será de 1013 hPa (a mesma que ao nível do mar), o que é incorreto para o cálculo do fator de correção climático.