Ir para o conteúdo

Sonda Lambda

Conexão elétrica

A sonda lambda não recebe alimentação elétrica do Accudyno, portanto só é necessário conectar o sinal da sonda à entrada AN1 (terminal 1) e o terra comum GND (terminal 3).

Pode ser utilizada uma sonda wideband com seu respectivo controlador através da saída analógica Wideband.

Posso usar uma sonda de 5 cabos (Wideband)?

Você pode usar uma sonda Wideband, mas é necessário utilizar um controlador de Wideband. Não é possível conectar uma sonda Wideband diretamente, sem um controlador, ao sistema Accudyno. O controlador de Wideband geralmente é um relógio ou display que possui o condicionador de sinal e permite conectar a sonda Wideband de um lado, e possui cabos de saída analógica auxiliares que são os que vão conectados ao Acccudyno.

As sondas universais narrowband de 4 cabos podem ser conectadas diretamente, já que não requerem controlador.

Na Base de Conhecimentos você encontrará mais dados sobre a montagem da sonda, e uma lista das sondas mais comuns com as cores dos cabos e conexão de cada uma. Esta lista não é exclusiva e podem ser conectadas outras sondas que não figuram aqui.

Pinout

AIN Terminal Block

Número Nome Função
1 AN1 Sinal da Sonda Lambda ou Controlador
3 GND Terra da Sonda Lambda ou Controlador

Aplicações da medição de lambda

O valor lambda é independente do tipo de combustível. O lambda estequiométrico será sempre 1.0. Mas o valor AFR, ou seja, a relação entre gramas de ar e gramas de combustível dependerá do tipo de combustível. Por exemplo, o AFR que corresponde a um lambda 1.0 será de 14.7 para a gasolina.

Isso significa que para que a combustão seja estequiométrica, é necessário queimar 1 grama de gasolina para cada 14.7 gramas de ar. Ou seja, para converter de lambda para AFR é preciso multiplicar o valor lambda por 14.7 para a gasolina ou por 6.47 para o metanol.

Para sua comodidade, estes valores estão pré-carregados no sistema Accudyno.

Combustível Valor estequiométrico
Gasolina 14.7
Diesel 14.5
Metanol 6.47
Etanol 9.0

Qual é o valor ótimo de lambda?

O valor ótimo dependerá do objetivo. Em automóveis padrão a gasolina se buscará acima de 14.7 em regime, com uma mistura pobre de cerca de 15.4 porque é o valor onde se produz menor consumo e menores emissões. Embora o valor possa variar segundo a condição de marcha, por exemplo em aceleração a mistura será enriquecida para dar mais potência momentaneamente.

No entanto, em competição busca-se máxima potência, mesmo à custa de ter um consumo e emissões elevadas. Nesse caso, o valor lambda típico é em torno de 0.85 a 0.88, que corresponde a 12.5 a 13.0 AFR no caso da gasolina. O valor pode ser maior ou menor e com a ajuda do dinamômetro você poderá descobrir qual é o valor ótimo em seus motores.

Calibração no software

Você poderá encontrar o método de calibração da sonda neste link