Ir para o conteúdo

Dados do Teste

Pressionar o botão Novo Teste para iniciar uma nova corrida. Abrirá a Ficha de Dados para completar.

Ficha de Dados

Os principais dados a introduzir são

  1. Nome: nome do teste. Este será utilizado junto com o número de teste para identificar o arquivo em disco que guardará a informação do teste e os dados obtidos na prova.

  2. Número: número de teste. Cada teste é composto de um nome e um número. O número será incrementado automaticamente em cada teste.

  3. Arquivo: pressionando o botão Examinar você poderá mudar a pasta onde o teste será guardado. Isso permitirá organizar em pastas e subpastas os testes realizados.

  4. Observações: aqui você pode introduzir as mudanças que estiver fazendo no motor ou veículo para que quando abrir o teste saiba as condições em que foi realizado. Também pode ser completado depois de fazer a corrida.

  5. Temperatura, Umidade e Pressão: os dados climáticos atuais. Se contar com o módulo de central atmosférica, estes dados serão carregados automaticamente.

    NORMA DE CORREÇÃO

    A norma de correção pode ser alterada nas Opções. Por padrão, utiliza-se a norma SAE 1349.

    Os valores padrão da norma SAE 1349 são 25ºC de temperatura, 990 hPa de pressão barométrica absoluta e 0% de umidade ambiente. Estes valores darão um FC = 1.0.

    DADOS FORA DA FAIXA

    Se o Fator de Correção climático (FC) ou alguns dos dados climáticos aparecer em cor vermelha, significa que os valores estão fora da faixa correta. Verifique se os valores foram carregados corretamente, caso contrário, a potência corrigida resultará em valores incorretos.

    VEÍCULOS COM TURBO

    Em veículos com turbo, as fórmulas de correção climáticas não se aplicam, já que o motor é mais sensível à pressão do turbo do que à pressão atmosférica. Embora haja uma influência do clima na potência, essa influência não é previsível por nenhuma fórmula oficial.

    Em caso de testar veículos com turbo, recomendamos desativar a correção climática clicando em Carregar o FC manualmente e escrevendo o FC 1.0 para anulá-lo. Se não fizer isso, será possível que a potência corrigida indicada pelo sistema seja excessivamente alta, especialmente em cidades que estão a maior altura sobre o nível do mar.

  6. RPM Inicial e RPM Final: os dois valores de RPM entre os quais me interessa obter dados do teste. Qualquer amostra que esteja fora desta faixa não será armazenada.

    FAIXA DE RPM

    Se não tiver certeza de qual é a faixa correta, introduza uma faixa ampla, sempre poderá utilizar o botão de aquisição para iniciar ou cortar o teste manualmente.

  7. Medir perdas na desaceleração: ativar esta opção para realizar automaticamente o teste de perdas após a corrida de potência. Se não ativar esta opção, a corrida finalizará automaticamente ao chegar às RPM máximas sem fazer a medição de perdas. Veja aqui como realizar corridas com perdas nos rolos.

  8. Aceitar para começar a testar.